Exercite seu cerebro
EXERCITE SEU CÉREBRO
Exercite Seu Cérebro é um programa de dinâmicas em grupo que tem como objetivo exercitar o cérebro através de atividades que trabalham o raciocínio, as formas de pensar e de expressar, e aprimoram a interação e o convívio entre as pessoas. O programa visa desenvolver as funções básicas dos processos de aprendizado e valorizar os aspectos da vida em sociedade, resgatando e analisando questões simples e importantes para o dia-a-dia das pessoas. O trabalho desenvolvido neste programa procura, por meio de divertidas dinâmicas e exercícios aplicados em grupo, melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos participantes, fazendo do contato, da partilha e da troca de experiências uma maneira de manter o estado de espírito saudável.
Apesar do programa ser voltado principalmente para pessoas com cinquenta anos ou mais, pode ser aplicado para grupos de todas as idades, trazendo os mesmos benefícios observados nos grupos da maturidade. A ideia do programa nasceu da percepção de que cada vez mais, pessoas com cinquenta anos ou mais gostariam de participar de exercícios que sejam divertidos e dinâmicos e que também permitam o desenvolvimento pessoal, dentro de uma nova realidade que se avizinha.
O exercício contínuo do cérebro é uma arma eficaz para a manutenção da saúde, pois previne a ocorrência de doenças ligadas ao sistema nervoso, incluindo doenças de ordem psicológicas como a depressão, a ansiedade e doenças degenerativas como o mal de Alzheimer. Assim como o corpo precisa de exercícios para se manter saudável e ativo, também o cérebro se fortalece com a prática de atividades mentais. Em geral se diz que em cabeça vazia, sem atividade, fica fácil a entrada de pensamentos “ruins”. Mas não é só isso, em cérebro ocioso é muito mais fácil se estabelecer doenças como depressão, ansiedade, perda de memória e raciocínio lento ou confuso, além de deixar a porta aberta para doenças degenerativas. Um conceito que se tem nos meios médicos e psicológicos é que o exercício continuo do cérebro é uma das formas mais efetivas para prevenir o aparecimento de doenças como o Alzheimer.
Se por um lado esses exercícios da capacidade cognitiva, de memória e raciocínio são importantes para a saúde mental, não se pode esquecer ou relegar a necessidade de exercitar também as funções emocionais e sensoriais do cérebro. Se a razão faz o ser humano ponderar, refletir, raciocinar, é a emoção - impulsiva e poderosa, ainda que as vezes ilógica - que gera o movimento. É fundamental reconhecer as emoções e aprender a lidar com elas; saber como elas agem e o tipo de movimento que podem gerar. Como a ira, a tristeza, o medo, o prazer, o amor, a surpresa, ou a vergonha atuam no organismo das pessoas e como interferem no raciocínio, na razão. A incidência ou a repetição de algumas emoções pode trazer consequências físicas e psíquicas, podendo mesmo desencadear doenças, num processo chamado “somatização”. Uma das formas de se prevenir contra essas consequências é aprender a reconhecer os sentimentos e externar as emoções.
O programa tem como metas exercitar mecanismos de memória e pensamento, trabalhar as porções racional e emocional do cérebro, através de dinâmicas que priorizam a participação e a integração entre os participantes. O módulo abrange aspectos de comunicação, memorização, emoção e raciocínio, entre outros. O trabalho se desenvolve através de exposição de conceitos, seguida da aplicação de dinâmicas específicas e posterior discussão, no grupo, dos resultados obtidos. Desta forma procura-se não só sedimentar os conhecimentos, como fazer uso deles de forma produtiva e agradável.
Objetivos do programa:
- Exercitar mecanismos de memória e raciocínio;
- Aumentar a percepção de si mesmo e da inserção no mundo;
- Trabalhar diversos sentimentos e emoções e aprender a reconhecer o que lhe faz bem;
- Desenvolver habilidade de integração e sociabilidade.
Formato do programa
Os trabalhos serão realizados com grupos de 12 a 20 participantes. O programa tem duração semestral com encontros semanais de duas horas. Ao final os participantes que obtiverem 70 % de presença ganharão um certificado de participação.
Responsável
Jorge Haas
Psicologia clínica – Psicanálise
CRP 08/17217